Autor:Bruna Brum


"É ela, Maravilhosa e soberana", esse verso também descreve Selma Rocha mais conhecida como Selminha Sorriso.
A porta-bandeira Selminha Sorriso no próximo sábado (30) comemora os seus 50 anos. Devido a Covid-19, a festa não será igual aos anos anteriores com quadra cheia, muitos abraços e samba no pé. Nesse ano, a comemoração teve que ser adequar as medidas preventivas.
Selminha Sorriso comemora os seus 50 anos
(Foto: Bruna Brum)

Selminha fará uma live através do seu Instagram (@selminhasorriso) no sábado (30) às 18 horas com apresentação do grande comentarista Milton Cunha.

“Eu amo uma festa e já tinha programado uma festa com as crianças do projeto Sonho do Beija-Flor e com os segmentos da agremiação que nem nos últimos anos. Já que não podemos fazer uma festa física, vamos fazer uma festa virtual com bolo, bolas, docinhos e cantar parabéns. E acreditar que ano que vem terá uma festa linda. Não só ano que vem, final do ano fazemos uma festa para comemorar o “Selminha faz 50” ”, afirmou.
Selminha realiza live de comemoração aos seus 50 anos

A parceria e amizade com o comentarista e carnavalesco Milton Cunha surgiu em 1996. Ano que ela começou a defender o pavilhão da Beija-Flor de Nilópolis. 

 “O Milton é aquela pessoa linda que todo mundo ama. Eu fui porta-bandeira dele há 25 anos, comecei com ele na Beija- Flor. Ele nos representa na alegria, inteligência, garra e na superação. Hoje ele é um personagem muito forte no nosso carnaval. Sou admiradora e muito grata! ”, contou.
Milton Cunha e Selminha Sorriso no Terceiro Encontro Nacional
de Mestre-Sala e Porta-Bandeira realizado em Novembro de 2019
(Foto: Bruna Brum)

“Quando cheguei na Beija-Flor ele me recebeu muito bem e se tornamos amigos. Quando falei da live ele adorou e vai ser muito divertido. Ter o Milton animando, vai dar aquele plus na hora dos parabéns. Não vai poder ter uma festa física mas vai ter uma virtual".

Selminha Sorriso é voluntária do Hospital da Criança de Vila Valqueire. E como presente, a porta-bandeira pensou em ajudar as crianças do hospital, arrecadando leite para doação.

“A ideia surgiu do ano retrasado quando ganhei muitos presentes. Então pensei em poder ajudar que ficaria muito mais feliz e as crianças também. Aí eu resolvi fazer ação da doação dos leites no meu aniversário. E por coincidência ganhei presentes e leites. Amei todos os presentes também (risos) ”, afirmou.

Selminha Sorriso realiza ação de
doação de leites para hospital.
(Foto: Reprodução/Instagram)

“Então quem puder me presentear com uma lata de leite em pó das marcas: Aptamil 2, Nestogeno 2, Infatrin, Ninho e o suplemento nutricional Pediasure ficarei muito feliz. A doação pode ser feita combinando comigo no meu direct no instagram, do direct do Ivson ou direto no Hospital da Criança: Rua Luís Beltrão N°147, Vila Valqueire”, contou.

Há 13 anos, Selminha Sorriso coordena o Projeto Sonho do Beija-Flor. O projeto conta com oficinas de passista, mestre-sala, porta-bandeira, ritmista para as crianças.
Selminha Sorriso e os alunos do Projeto Sonho do Beija-Flor
(Foto: Reprodução/Instagram

“O projeto para mim é uma missão aqui na terra, retribui o muito que o samba fez e faz por mim. E onde o sentimento do amor que tenho pelo samba, gratidão, respeito se encontram. Quando me encontro com eles, tenho dentro do meu coração que eu posso fazer a diferença na vida deles. Já se passaram algumas gerações e somos tão felizes”, explicou.

Além desse projeto, Selminha também dá aula de samba e de mestre-sala e porta-bandeira para alunos da Escola Especial Favo de Mel, da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).
Selminha Sorriso da aula para alunos da Escola Especial Favo de Mel
(Foto: Felipe Côrrea)

“É um presente ter o amor deles. Não consigo nem explicar esse sentimento. É tão lindo e puro minha relação com os alunos. Eles amam o samba e quando me vem me chamam da “Tia do Samba”. Eles falam da Selminha com tanto amor. Agradeço demais por ter ido fazer esse trabalho. Ensinar a arte do samba para alunos maravilhosos, que agradecem e reconhecem que estou ali de coração. É muito incrível a minha relação com eles”, contou  muito emocionada.

Em 2019, Selminha Sorriso completou 30 anos como porta-bandeira e 31 anos de desfile.
A porta-bandeira Selminha Sorriso na
Beija-Flor em 1996.
(Foto: Reprodução/Instagram)

“A Selminha de 1996 da minha estreia na Beija-Flor para cá é outra. O amadurecimento, a serenidade de entender a vida, de ser mais grata, de entender que é importante se dedicar para tudo que faz. Muita coisa mudou para melhor. Me sinto um ser humano melhor”.

Muito bailado, carisma e simpatia marcam a longa trajetória dessa grande porta-bandeira que invadiu a Sapucaí e encanta o Brasil e o Mundo.



O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira
da Beija-Flor de Nilopolis
Claudinho e Selminha Sorriso
(Foto:Bruna Brum

Selminha Sorriso na concentração do desfile
da Beija-Flor 2020
(Foto:Bruna Brum)


Selminha Sorriso na concentração do desfile
da Beija-Flor 2020
(Foto:Bruna Brum)

  
Selminha Sorriso grávida do seu filho Igor em 2000
(Foto: Reprodução/ Instagram)


Selminha Sorriso comemora os seus 50 anos
(Foto: Márcios Alves)

Selminha Sorriso comemora os seus 50 anos
(Fotos: Reprodução/Internet)

Selminha Sorriso comemora os seus 50 anos
(Foto: Henrique Matos)