O Dia Nacional do Samba foi comemorado nesta segunda-feira (2) com a festa de lançamento dos CDs das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro.  A festa não foi realizada na Cidade do Samba. O local escolhido foi a quadra do Salgueiro.
Em mais um ano, a festa foi restrita a convidados e as agremiações.
Festa de Lançamento do CD das escolas de samba do Grupo Especial


O lançamento contou com o show das 13 agremiações do Grupo Especial e começou com a Estácio de Sá, que subiu da Série A e terminou com a atual campeã, Mangueira.
A verde e rosa fez um grande show com a rainha de bateria Evelyn Bastos, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Squel e Matheus Oliverio, baianas e passistas.

Em meio a uma das maiores crises já vistas, o carnaval está sendo um dos grandes prejudicados. O carnaval carioca está muito desvalorizado. Mas o samba agoniza e não morre. 

Um dos grandes sambistas, cantor e compositor do samba da Unidos da Tijuca Dudu Nobre fala o que o samba significa na sua vida.


Cantor e compositor Dudu Nobre
(Foto: Reprodução/ Internet)


“ O samba é minha vida, minha razão de ser. No samba conquistei tudo na minha vida. É muito importante a união dos sambistas para vencermos esse momento de adversidade”, declarou o cantor.

Para a rainha de bateria da Portela, Bianca Monteiro o samba é tudo. A beldade nasceu e vive no samba.

“O samba é minha vida. Respiro o samba, cresci no samba. Não consigo de ter definições. Eu sou o samba, tudo que vivi, vivo, aprendo cada dia mais com a nossa cultura e história. Infelizmente as pessoas não respeitam toda nossa história que existe há década."


Rainha de bateria da Portela,
Bianca Monteiro
(Foto:Reprodução/Instagram)

"O samba sustenta várias famílias, dão trabalho, dão oportunidades, sonhos. Eu sou a prova viva que o samba a gente conhece mundo, países. O samba é muito mais amplo do que as pessoas veem.  Vamos lutar com sabedoria. Vou sambar, mostrar, aprender, mostrar o porquê estou ali e porque mereço estar ali. Essa chama do samba, da arte está acesa dentro da gente", contou.

Rainha de bateria do Salgueiro,
Viviane Araújo
(Foto: Thyago Andrade/BrasilNews)