Autor: Bruna Brum


Corrida, samba e entretenimento. E quando misturamos tudo isso só poderia dar na Primeira Corrida Internacional do samba, realizada neste domingo (09), no Aterro do Flamengo.

A corrida foi disputada nas categorias feminina e masculina, nas distâncias de 05 km e 10 km. Para as modalidades de 5km, foi previsto um tempo médio de 120 minutos e para o percurso de 10 km, foi de uma média de 150 minutos de duração.
1ª Corrida Internacional do Samba (Foto: Bruna Brum)
1ª Corrida Internacional do Samba (Foto: Bruna Brum)


A madrinha da primeira Corrida do Samba foi a Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro. O evento foi apresentado pelo carnavalesco e comentarista Milton Cunha. No palco principal, contava com presença da Bateria Furiosa do Salgueiro, as baianas, o intérprete Emerson Dias, e ala de passistas coordenada pelo coreógrafo, Carlinhos do Salgueiro.

“Foi um evento incrível, estávamos todos cansados, pois viemos direto do samba na quadra do Salgueiro. O evento foi bem divertido, o contato com a natureza levantou o astral. O público estava bem participativo. Gostei muito! ”, contou o coreógrafo e passista, Carlinhos do Salgueiro. 

Durante o trajeto da competição, tiveram atrações no 2,5km, 5Km e 8Km, com “Passistas”, “Samba no Pé” e “Tamborim de Ouro”. Além das esculturas do último desfile do Salgueiro.

       O Coreógrafo e passista Carlinhos do Salgueiro (Foto:Bruna Brum) 

O diretor da Pugliese Turismo Esportivo, Bruno Pugliese, explica como surgiu a Corrida do Samba
.
“Despertou a atenção durante uma visita a Vila Olímpica do Salgueiro, ao saber que a Vila não tinha patrocínio pensei em bolar algo que pudesse gerar uma receita para esse apoio. O José Freitas, do Sangue de Corredor, me apresentou o projeto da corrida, achei o projeto espetacular e perguntei se ele deixaria eu montar uma equipe para executar. A Speed Eventos Esportivos foi a responsável por toda a organização da arena e do fechamento das ruas”, contou.



A atleta Camila Fernandes, garantiu o quarto lugar no pódio da Corrida do Samba.
“Amo correr pelo Rio e como sou Salgueirense desde pequenininha não poderia deixar de participar dessa prova. Na verdade, eu nem saberia se correria, pois estou voltando aos treinos após uma lesão no joelho. E a prova foi maravilhosa! Corri os 10 km em 50 minutos e 30 segundos. Não foi o meu melhor tempo, mas me garantiu o quarto lugar”, declarou a atleta.
Camila Fernandes quarto lugar na corrida
 (Foto: Reprodução/Instagram)

A corrida tem como objetivo possibilitar recursos para o financiamento do Projeto de Esporte da Vila Olímpica do Salgueiro com a participação, comprometimento e o empoderamento da comunidade salgueirense.  

Como a prova será anual, a ideia é que cada ano, o Salgueiro irá convidar uma das coirmãs do Grupo Especial para apoiar a corrida. Ou seja, nos próximos doze anos, a corrida acontecerá com as doze escolas juntamente com o Salgueiro.


O Grande carnavalesco e comentarista Milton Cunha (Foto: Bruna Brum)
O primeiro casal de mestre-sala e porta- bandeira Vinicius e Jackeline Pessanha (Foto:Bruna Brum)

Bateria da Furiosa do Salgueiro (Foto:Bruna Brum)

1ª Corrida do Samba (Foto:Bruna Brum)

Pessoas de todas as idades participaram da corrida (Foto:Bruna Brum)

A Musa do Salgueiro, Cris Alves. (Foto: Bruna Brum)

Bateria Furiosa do Salgueiro (Foto:Bruna Brum)


Bateria Furiosa do Salgueiro (Foto:Bruna Brum)


As baianas do Salgueiro (Foto:Bruna Brum)

O intérprete Emerson Dias (Foto:Bruna Brum)

A atleta Lu Lobo  (Foto: Bruna Brum)


O casal de atletas que participaram da Corrida (Foto:Bruna Brum)

Bateria do Salgueiro (Foto: Bruna Brum)

A presidente do Salgueiro, Regina Celi, o diretor da Pugliese Turismo Esportivo, Bruno Pugliese e Milton Cunha.
(Foto: Bruna Brum)



O Coreógrafo e passista Carlinhos do Salgueiro (Foto:Bruna Brum)
O coreógrafo e passista Carlinhos do Salgueiro (Foto:Bruna Brum)