Autor: Bruna Brum 


Com um público de 15 mil pessoas e com a perspectiva de cerca 20 milhões em negócios iniciados, foi o resultado da Carnavália-Sambacon 2018, feira de negócios do carnaval. Durante os três dias de evento, participaram as principais entidades organizadoras do Carnaval de todo o país. Foram realizadas oficinas com expositores, debates, apresentações e o mais importante: várias oportunidades de negócios.

Entre os profissionais que estiveram presentes, no evento que aconteceu no Centro de Convenções Sul- América, Milton Cunha, carnavalesco e comentarista, ressaltou a importância dessa feira para o carnaval. 



“O carnaval ele é um tripé. Você tem o pensar, o fazer e o desfilar na hora. Aqui é a feira do fazer, você vende pluma e vende esculturas. O pensar também estar aqui na feira, são os painéis acadêmicos e os debates no auditório. Só falta o desfilar, mas como tem os desfiles aqui no meio, a Beija-flor, Ilê Aiyê e os bois de Parintins então têm tudo aqui.  É uma feira importantíssima, pois nós do carnaval também se encontramos aqui. É sucesso! ”, explicou.


   

Para Rita Fernandes, presidente da Associação Independente de Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul (Sebastiana), explica como estava sendo feito o trabalho no estande.

“Estamos aqui para poder mostrar a nossa cara. O carnaval de rua é mais difícil para os fornecedores de nos encontrarem, pois somos muito espalhados. As vezes fica difícil de saber as costureiras, donos de carros de som e outros. Ao mesmo tempo para nós também é difícil de localiza-los. Essa feira consegue mostrar que a gente existe, fazer contatos e estabelecer relacionamentos. É uma via de mão dupla, para quem faz o carnaval e para gente que coloca o bloco na rua”, comentou.

Estande do Festival de Parintins (Foto: Bruna Brum)


 A feira também contou com a presença do tradicional Festival de Parintins. O boi Garantido, representado pela cor vermelha, e o Caprichoso, pela azul.

O subsecretário de Cultura e Turismo de Parintins, Chico Cardoso, contou um pouco sobre o Festival de Parintins.

“O festival ele é uma disputa entre duas agremiações, uma que é o Garantido e outra que é o Caprichoso. Essas duas equipes se desafiam e disputam no último final de semana de junho (na sexta, no sábado e no domingo). São 21 itens que os bois têm que apresentar. O item um é o cantor e apresentador. O item dois é o cantor que levanta as toadas. O três é a batucada ou marujada que são as orquestras de percussão e por aí vai até chegar ao 21 que é a organização do conjunto folclórico. E esse é o nosso festival”, explicou.


 
Os representantes do Boi Garantido


O coreógrafo do boi Garantido e coordenador do grupo de dança de Parintins, Adriano Jorge, mais conhecido como Adriano Paketa, ressaltou a importância da união do carnaval do Rio com o Festival de Parintins.

“A importância de tudo isso é esse o intercâmbio cultural que Parintins faz com o Rio de Janeiro. Tanto na parte alegórica quanto na de material e coreografia.  Isso é muito importante para a divulgação do trabalho dos artistas parintinenses. E para mostrar o carnaval do Rio de Janeiro para o mundo como o Festival de Parintins também. Hoje está sendo o foco da cultura brasileira juntamente com o carnaval. Então essa parceria com certeza tem muito a dar certo. Esse é o segundo ano que estamos indo para a Carnavália. O reflexo disso foi a grandiosidade no festival de Parintins desse ano de ingressos esgotados, cidade lotada de visitantes”, comentou.

A feira de negócios do Carnaval já está confirmada para 2019. 


Os estandes da Carnavália Sambacon (Foto: Bruna Brum)


Os estandes da Carnavália Sambacon (Foto: Bruna Brum)


Os estandes da Carnavália Sambacon (Foto: Bruna Brum)





Os estandes da Carnavália Sambacon (Foto: Bruna Brum)



Os estandes da Carnavália Sambacon (Foto: Bruna Brum)

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Exposição de fantasias (Foto: Bruna Brum)


Estande da Sebastiana- Blocos de Rua (Foto: Bruna Brum)